sábado, 28 de maio de 2011

Bordado

Olá! Esta semana é a vez da oficina de bordado, que abrange técnicas como o cochê e o ponto cruz. Abaixo, um pouco da origem desses dois bordados, aproveitem!

Crochê

Crochê é uma espécie de artesanato feito com uma agulha especial que possui um gancho e que produz um trançado semelhante ao da malha ou da renda.
A palavra foi originada de um termo germânico, com o significado de gancho (que é a forma do bico encurvado da agulha utilizada para puxar os pontos), que também originou croc, que em francês tem o mesmo significado.
Ninguém tem a certeza de quando ou onde o crochê começou. Segundo os historiadores os trabalhos de crochê tem origem na Pré-história. A arte do crochê, como a conhecemos atualmente, foi desenvolvida no século XVI. O escritor dinamarquês Liz Paulan tentou descobrir a origem do crochê na Europa e fundamentou algumas teorias. A mais provável é a de que o crochê se originou na Arábia e chegou à Espanha pelas rotas comerciais do Mediterrâneo. Também há indícios posteriores da técnica em tribos da América do sul, e na China, onde bonecas eram feitas com a mesma técnica. Entretanto, o autor afirma que não há evidência concreta sobre o quão antiga é a arte do crochê.

Ponto cruz

Os registros históricos do ponto cruz coincidem na pré-história. No tempo em que os homens moravam em cavernas, o ponto cruz servia para costurar as vestimentas, feitas de pele de animal. Usavam agulha de osso e no lugar de linhas, tripas de animais ou fibras vegetais. Fragmentos de linho datados de 5000 a.C., retirados de túmulos egípcios em escavações arqueológicas, revelaram que o ponto cruz era usado para costurar peças de tecido. Na antiguidade, os romanos descreviam o bordado como "a pintura de uma agulha", mas foram os babilônicos que batizaram esta técnica. Existem controvérsias sobre a origem , da forma como é utilizada hoje. Há quem acredite que ela tenha surgido na China, sendo levando para a Europa. Foi em meio a uma "epidemia" de ponto cruz, feito por pessoas das mais diversas posições sociais, no século XVIII, que surgiram os mostruários: uma forma de facilitar a escolha dos motivos das cores. O ponto cruz chega até os nossos dias super atualizados para atender às necessidades e ao gosto da mulher moderna.


Depoimentos




Estamos em total desempenho e todas as alunas se esforçam da melhor maneira, sem dificuldades!
Professora Ana Claudia G. Lourenço (a esquerda, em pé)

Entrei no curso com intuito de aprender ponto cruz, encontrei uma professora paciente, que realmente sabe ensinar e uma ambiente animado e descontraído. Resumindo, passei tardes prazeirosas, fiz novas amizades e realmente aprendi o ponto cruz, foi a minha terapia, algo que fiz por mim!
Aluna Cristiane Trindade, (a direita, sentada)


Oficina de bordado

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe sempre sua sugestão e opinião! Obrigada por comentar, CASBE.

Fotos do chá de maio, dias 23 e 25